quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Flôr de Goa acompanha Tamatete

Entre os aromas da India e as cores do Thaiti , a alquimia dos sabores foi o preparado  no almoço da Baobá Comunicação !

foto - Jorge Feitosa

Baobá Comunicação almoça na nossa Cozinha Alquímica

Nossa Cozinha Alquímica recebeu a visita da equipe Baobá Comunicação para seu almoço de final de ano.
O fotógrafo Jorge Feitosa registrou o evento .
Foi um enorme prazer tê-los aqui nesse sábado 18 de Dezembro de 2010 !

domingo, 12 de dezembro de 2010

ALQUIMIA

Transcendência, busca, olhar para si, integrar. A Alquimia faz parte do conhecimento de homem e o seu contato com a Natureza. Talvez dela tenham surgido muitas importantes descoberta que possibilitam o mundo de hoje.
Voltar à Natureza é o seu chamado - a Natureza que integra o si mesmo com o olhar da compaixão, da alteridade, da unicidade.
A Alquimia é a terapia de olhar-se sinceramente e transformar o processo em aprendizado, conhecimento, sabedoria.

Aromaterapia na cozinha

A alimentação é um evento que envolve vários sentidos. Aromas feitos com óleos essencias durante o preparo de uma refeição ajudam na conexão dos sentidos para proveito completo da união odores-paladar-saciedade.
Estamos usando neste momento da Cozinha Alquímica os aromas ambientais de alecrim, salvia e laranja.
Sentir bons cheiros favorecem a saciedade!

sábado, 4 de dezembro de 2010

A COZINHA ALQUÍMICA DA ARTISTA PLÁSTICA ANGELICA PEDROSO

Essa idéia surgiu em parceria com um amigo, químico e terapeuta floral, André Gabriel, que frequentando a galeria/ateliê da artista e almoçando com a artista sugeriu que ela ampliasse seu talento artistico e intuitivo para a cozinha.
Angelica, além da pintura, se dedica a descobrir a alquimia dos alimentos na sua cozinha com cores, sabores e combinações inusitadas que despertam os sentidos junto com a satisfação de se alimentar saudavelmente. Parte do principio vegetariano, pois é vegetariana há 25 anos e  sua alimentação preserva a energia da comida viva - com raríssimas exceções faz uso de algum queijo biodinâmico. Os azeites extra virgens, as combinações de especiarias e temperos frescos produzem o toque alquímico. 
Com o suporte de André Gabriel, Angelica foi desenvolvendo um jeito muito particular de cozinhar. Na verdade quase nada e cozido e sim amornado. As comidas são preparadas em recipientes de barro, pedra ou ferro. O sal utilizado é o sal do Himalaia, e Angélica já avisa que bem pouco sal é a tônica, dando ênfase ao sabor da natureza mesmo.
 Angelica vive essa comida e seu modo de vida estão balizados na simplicidade e criatividade. Cada período que pode durar um ou dois meses, ela elabora um único prato, sempre fazendo  referências a algum pintor, ou quadro.
O primeiro prato de sua Cozinha Alquímica foi o  TAMATETE, homenageando Paul Gaugain - hortaliças preparadas cruas e amornadas na panela de barro capixaba  com realce de  especiarias combinadas para acender a alquimia do sabor e sensação. O prato é servido com nectar Carmim: tomates crus e fatias de polpa de côco verde fresco que ficaram em cúrcumã. 
Serve-se àgua de côco verde, e naturalmente um bom vinho. Quando encontra, o vinho pode ser orgânico, que possui baixo teor de sulfetos usados como conservantes e responsáveis pela temida ressada do vinho.
 Angelica mora perto de protutores de alimentos, e faz uso se alimentos orgânicos em grande maioria, mas explica que nem sempre é possível 100 % orgânico, porém os produtos são de ótima procedência. 
A galeria mantém exposição permanente e para visitar é preciso agendar uma horinha, claro que na eventual venda de obras o almoço é cortesia da artista. Os projetos continuam e já fermentam o livro de sua Cozinha Alquímica com o suporte do terapeuta André Gabriel.

Pratos






sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bem vindos!

Olás, estou iniciando este blog onde postarei minhas descobertas do mundo das sensações, da alimentação, do autodescobrimento.
Durante estes dias, postarei toda a proposta, se sentir-se chamado, acompanhe as novidades.
Até logo.